7 de set. de 2011

PROFISSÃO: Diretor de TV

O Diretor de TV muitas vezes é confundido com o Diretor DA TV, e isso é equivocado, pois um Diretor de TV é o profissional que une todas as etapas de um programa de televisão. Ele comanda uma mesa de corte de câmeras e vídeo, mas também tem que organizar o sincronismo da equipe de uma switcher de televisão. A profissão há pouco tempo está sendo valorizada com cursos, treinamentos, palestras e livros sobre, mas antes, só se aprendia na prática, no boca a boca.










___________________________________________________________________________
DEPOIMENTO DE UM DIRETOR DE TV...




Caros amigos,

Para ser um diretor de imagens temos que ter vários requisitos.
Temos que ter um grande conhecimento técnico. Vejo muitos amigos que fazem "corte" mas não sabem regular e equalizar as câmeras de estúdio! Sei que esse trabalho é feito pelo técnico ou pelo videoman, mas é sempre bom ter o conhecimento de todos os níveis de vídeo para que sejam feitas as correções necessárias para o ajuste fino das câmeras!
Tem que ter um conhecimento de áudio pois o diretor de imagens coordena todos os profissionais envolvidos na finalização do produto. EX: Operador de vt, operador de áudio, operador de caracteres/comp. gráfica, operador de TelePrompter, produtor de estúdio, câmera-man e os diretores de jornalismo ou da produção em questão!

O diretor de imagens tem que ter uma visão de telespectador, mas não pode se envolver como tal, pois tem que estar ligado na parte técnica, pronto sempre para as mudanças de roteiro e saber colocar ordem na casa! pois tem muitos profissionais envolvidos na transmissão ou produção! tem que ter espírito de liderança e saber impor ordem! Toda a expectativa do produto fica em cima do diretor de imagem, vejamos um exemplo de um telejornal:O pauteiro cavou a pauta que foi aprovada pelo chefe de reportagem, que afina as informações e leva para o editor chefe, esse designa o repórter que vai fazer a matéria, o cinegrafista e o assistente vão a campo com o repórter e faz a matéria, o ediror edita a materia que é aprovada e ajustada pelo editor chefe que faz o espelho do jornal... ufa! imaginem essa turma todo assistindo o telejornal no final e querendo ver toda essa orquestra organizada e afinada.
Sem contar com os telespectadores que esperam ver um programa com linguagem coloquial e dinâmica para se informarem!
Bom finalizando a responsabilidade do diretor de imagens é muito grande!
Aprendi com muito tempo de prática, e me coloco a disposição para tirar qualquer dúvida dos amigos!
Estou escrevendo um livro sobre produção de TV que engloba todas as etapas das produções, pois sinto falta desse tipo de material, logo poderei passar alguns dos conhecimentos que adiquiri ao longo dos anos.
espero ter ajudado e estou por aí.
abraços


(Por Julian Cezare Lopes no site telabrasileira)


__________________________________________________________________________




Outro depoimento da Net de um Diretor de TV mais despojado.


Ser um diretor de TV não é simples por isso não se aprende em cursos, para quem deseja ser um diretor aconselho iniciar como camera, já que hoje aboliram a figura do axiliar rsrsrs e passa pela edição... e depois quem sabe com o tempo vc se tornará um bom Diretor de Tv. Não queira atropelar as coisas tenho colegas que pasaram pelo master e cortaram caminhos e hoje são meramentes apertadores de botão sabe aquele cara que corta o jornal e se o camera não de o branco para ele e indiferente ou se a contra ta desligado tanto faz é isso ai! Tenho 16 anos neste negocio e ainda sou dubler de Diretor de TV. Posso ser um bom editor rsrsrsrsrs



(Por Edailson Novaes no site telabrasileira)

Nenhum comentário:

Postar um comentário