7 de set. de 2011

PROFISSÃO: Editor de Vídeo


Editor de VT, Editor de Imagens ou Editor de Vídeo, uma profissão árdua, que exige mais do que horas programadas de trabalho, mais que qualificação especializada, mais que organização, preparação. Editar é colocar numa timeline, ou numa fita, uma sequência lógica e bela de um sonho.




Pela wikipedia a profissão é:

Edição de vídeo é o processo de corte e montagem de filmes em meio analógico ou digital, linear ou não-linear.
Este processo é necessário pois, ao contrário do que acontece em peças de teatro, os filmes normalmente são gravados em partes, divididos por cenas ou tomadas que são feitas diversas vezes e por diferentes ângulos.
A edição de vídeo consiste em decidir que tomadas usar, quais são as melhores e uní-las na sequência desejada. Pode-se inclusive montar as sequências fora da ordem cronológica de gravação ou do próprio tempo do filme.
Editar um filme ou vídeo não se limita a escolher as melhores cenas, é nesta fase da produção que são inseridos efeitos especiaistrilhas sonoras e legendas.
A edição linear é feita seguindo a ordem cronológica do filme. A edição inicia-se com as primeiras cenas do filme/produto. Pode ser analógica ou digital. Ou seja: você pode editar de forma analógica ou digital apenas mudando de sistema, pois este tipo de edição usa fitas no seu processo. Assim, você pode editar usando fitas analógicas como o Betacam SP, por exemplo, ou fitas digitais como Beta Digital, Mini-DV, DVCAM, DVC PRO, etc. Contudo você continuará editando de forma linear. Ou seja: uma imagem após a outra de acordo com a ordem em que essas imagens foram gravadas na fita. Já a edição não-linear é feita segundo os critérios do próprio editor, que decide se edita primeiro as últimas cenas, as do início do filme/produto, ou as do meio.
Podemos também pensar em edição de vídeo indo além do corte mais como um "recorte", que se faz de alguma realidade ou história que se quer contar. Assim a edição se iniciaria já no Roteiro ou mesmo antes na concepção da idéia do filme.
Fonte: wikipedia

Nenhum comentário:

Postar um comentário